sábado, 27 de abril de 2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

Carta - Renovação Paroquial


Ponta Grossa, 03 de abril de 2013.
“Renovação Paroquial, a partir de Cristo, para a transmissão da fé”
Caríssimo Articulador(a) da Renovação Paroquial e Equipe:
            Iluminados pela Ressurreição do Senhor, como os discípulos de Emaús, também nós queremos dar continuidade à Prioridade Diocesana, ensinados pela Escritura e sustentados pelo “partir do pão”, para fazer resplandecer com nosso testemunho a presença do Senhor na Sua Comunidade.
            Consideremos a reflexão que segue, extraída da página 8 no Prefácio do Instrumento de trabalho do "Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã":

“Como sempre, também hoje a evangelização tem por finalidade a transmissão da fé cristã. Ela diz respeito, em primeiro lugar, à comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, organizados em Igrejas particulares, diocesanas e eparquias, em que os fiéis se reúnem regularmente para as celebrações litúrgicas, escutam a Palavra de Deus e celebram os sacramentos, sobretudo a Eucaristia, preocupando-se em transmitir o tesouro da fé aos membros das suas famílias, das suas comunidades, das suas paróquias. Fazem-no através da proposta e do testemunho de vida cristã, do catecumenado, da catequese e das obras de caridade. Trata-se de evangelização em sentido geral, qual atividade regular da Igreja. Com a ajuda do Espírito Santo, esta evangelização, dita ordinária, deve ser animada por um novo ardor. É necessário procurar novos métodos e novas formas expressivas para transmitir ao homem contemporâneo a perene verdade de Jesus Cristo, sempre novo, fonte de toda a novidade. Somente uma fé sólida e robusta, própria dos mártires, pode dar ânimo a tantos projetos pastorais, a médio e longo prazo, infundir vida às estruturas existentes, suscitar a criatividade pastoral à altura das necessidades do homem contemporâneo e das expectativas das sociedades atuais.

O renovado dinamismo das comunidades cristãs dará um novo impulso também à atividade missionária (missio ad gentes), hoje mais urgente do que nunca, atendendo ao elevado número de pessoas que não conhecem Jesus Cristo não só em terras longínquas, mas também nos Países de antiga evangelização.

Deixando-se vivificar pelo Espírito Santo, os cristãos serão mais sensíveis a tantos irmãos e irmãs que, embora sendo batizados, se afastaram da Igreja e da prática cristã. A eles, de modo particular, se querem dirigir com a nova evangelização, para lhes fazer redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor Jesus, na Igreja, comunidade dos fiéis”.    

         Imbuídos deste espírito, consideremos as indicações que podemos baixar no blog para organizar com carinho o próximo Encontro Paroquial na sua Comunidade. 

Atenção: O documento "Indicações aos Articuladores..." fornece pistas para a preparação do Encontro Paroquial.
- Segue o documento com a data do "Agendamento do Encontro Paroquial" em sua Comunidade.
- Os outros 2 documentos servirão para Reflexão e o Desenvolvimento da Ação Pastoral "Entrada Solene da Mãe da Divina Graça" que precisa ser preparada em cada Comunidade no mês de Maio.
                                                                                              
Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora.